Conheça 4 transtornos comportamentais mais comuns em gatos
- Le Petit Cat Sitter
- 2 de set. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de set. de 2021
Você já deve ter reparado que o seu gato em algum momento pode ter tido um comportamento atípico, como por exemplo, fazer suas necessidades fora da caixinha ou até mesmo apresentar um comportamento agressivo.
Esses comportamentos podem estar ligados ao estresse, quando há uma mudança em algum dos componentes do seu ambiente, pois se os gatos convivem com seus tutores, obviamente que o lugar que o gato ocupa na casa não foi projetado exclusivamente para ele, mas sim para o seu dono, o que pode causar incômodo para o peludinho.
Há vários fatores comportamentais que podem estar afetando o seu gato, mas vou expor aqui 4 transtornos mais comuns que deixam os tutores sem saber o porquê dessas atitudes.
Necessidades fora da caixinha de areia
Em algum momento de sua convivência com um felino, você já pode ter esbarrado com algum excremento ou urina de seu bichinho em locais atípicos da casa, isso pode ocorrer quando:
algum elemento no ambiente pode estar causando estresse: talvez a caixinha esteja num lugar inapropriado, como por exemplo, na lavanderia, causando assim ansiedade para o seu gatinho. Gatos gostam de privacidade e silêncio, além de serem extremamente higiênicos, eles não gostam de odores fortes e muito menos plateia ao fazer as suas necessidades.
Territorialidade: gatos são territorialistas ferrenhos, é muito comum esse tipo de comportamento em machos não castrados do que em outros indivíduos. Geralmente os excrementos são usados para marcar o território, e isso se deve ao fato de que o gato se sentiu invadido no seu espaço, seja pelo seu tutor ou outro felino introduzido recentemente à família.
Problemas de saúde: importante observar se esse padrão de urinar ou defecar fora da caixinha pode estar sendo provocado por problemas de saúde - problemas renais, dores, dificuldade em urinar, quantidade, cor ou formato e consistência das fezes podem ser indícios de distúrbio orgânico e devem ser levados em consideração.

2. Agressividade
Os gatos reagem negativamente diante de estímulos agonísticos, muitas vezes por invasão de seu espaço pessoal ou territorial, se sentindo ameaçados, manifestam-se por meio de comportamentos de ataque, tais como arranhar ou sibilar.
Importante salientar que um comportamento agressivo isolado não deve ser confundido com um transtorno comportamental. Conhecer o seu bichano é fundamental para que as necessidades dele sejam respeitadas.
3. Ingestão anormal
Ingestão alimentar em excesso ou em escassez pode ser um sinal de alguns dos transtornos comportamentais em gatos. Importante observar as condições ambientais em que o seu peludinho se alimenta, como por exemplo, temperatura ou presença de outros animais no espaço dele. Nunca deixe os potinhos de alimentos perto da caixinha de areia dos seus bichanos, pois odores fortes podem interferir na condição alimentar de seu gato. Doenças ou fatores externos causadores de estresse também podem diminuir a apetite deles, fazendo com que eles parem de se alimentar.
4. Comportamento de arranhar
Importante discernir o comportamento de afiar as unhas e a marcação ao arranhar. Marcar por arranhadura não é tido como comportamento agressivo, uma vez que o gato está informando a sua presença em seu próprio território.
Em contrapartida, se a marcação territorial com as unhas é realizada compulsivamente, é indicativo de alguns dos transtornos comportamentais em gatos. Deduz que o animal sente a necessidade de marcar os objetos que considera seus - e que não quer que ninguém toque - porque está estressado em relação ao seu espaço pessoal.
A importância de pedir ajuda quando se detecta transtornos comportamentais em gatos
Conhecer o seu gato é imprescindível para saber distinguir entre o que é normal e o que pode ser indicativo de algum transtorno comportamental. No entanto, se as tentativas de remediar esses comportamentos não tiverem resultado, é hora de consultar um veterinário.
Commentaires