20 curiosidades sobre gatos!
- Le Petit Cat Sitter
- 2 de set. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de set. de 2021
Gatos são animais de estimação fantásticos! Eles são dotados de personalidade e independência, são brincalhões e também podem ser muito teimosos. Mas também são afetivos e muito, muito amigáveis!
O roçar em nossas pernas, cabeçadinhas na nossa cara, rabinho alto e tremulante manifestando felicidade ao nos ver, o famoso amassar pãozinho em nossa barriga e o seu mais gostoso motorzinho ronronante gerando um estado de satisfação em nós, não tem preço!
Por isso, trago aqui 20 curiosidades sobre esses peludinhos para que vocês conheçam mais sobre esses bigodinhos e almofadinhas entre travessuras e doçuras:

A audição de um gato é melhor do que a de um cão. Um gato consegue ouvir sons de alta frequência, cerca de 2 oitavas acima de qualquer humano.
Um gato roça num humano não apenas para mostrar afeto, mas também para marcar o seu território, devido ao odor que as glândulas à volta da sua face libertam. A cauda e as patas também têm o mesmo odor do gato.
A raça mais popular de gatos é a persa, seguida pela Maine Coon e Siamesa.
Um gato tem geralmente 12 bigodes em cada lado da face.
A capacidade de um gato encontrar a sua casa é chamado de “psi-viagem”. Os especialistas acreditam que os gatos usam o ângulo da luz do sol para encontrar o caminho, ou que existem células magnéticas no seu cérebro que atuam como uma bússola.
Um gato quase nunca mia para outro gato, apenas a humanos. Os gatos apenas cospem, ronronam e silvam a outros gatos.
A paixão por gatos chama-se ailurofilia, que advém do grego (gato + paixão).
Os gatos têm 32 músculos que controlam o ouvido externo, enquanto os humanos têm apenas 6.
O motivo pelo qual os gatinhos dormem mais é devido à hormona de crescimento, que apenas é ativada durante o sono.
Um gato, em média, pode viver até aos 20 anos, o que equivale a cerca de 100 anos humanos.
A primeira banda desenhada de um gato surgiu em 1919 e chamava-se Félix o Gato.
A temperatura normal de um gato ronda os 38º e 39º C. Um gato está doente se a temperatura estiver abaixo de 37º e acima de 39º C.
Algumas das comidas que nunca devem ser dadas a um gato são: cebola, alho, tomate verde, batata crua, chocolate, uvas e passas. Embora o leite não seja tóxico, pode causar irritação no estômago, gases e diarreia.
Os gatos são extremamente sensíveis às vibrações. Um gato deteta um tremor de terra cerca de 10 a 15 minutos antes de um humano.
Um gato consegue correr a 49 km por hora, em curtas distâncias.
Alguns gatos já sobreviveram a quedas de 20 metros, devido ao reflexo de endireitamento. Os seus olhos, os órgãos e ouvido interno, dizem ao gato onde é que ele está no espaço, para que ele consiga aterrar em pé. Mesmo os gatos sem cauda possuem esta capacidade.
As costas dos gatos são extremamente flexíveis porque têm mais de 53 vértebras, enquanto os humanos apenas têm 34.
Um gato pode rodar a sua orelha em 180 graus.
O gato que mais anos viveu até hoje foi o Crème Puff de Austin, Texas, que faleceu 3 dias depois do seu 38º aniversário.
O cérebro de um gato é biologicamente mais similar ao de um humano do que o cérebro de um cão. Ambos, humanos e gatos, têm uma região idêntica no cérebro responsável pelas emoções.
Комментарии